quarta-feira, 14 de setembro de 2011

GOVERNADOR LANÇA PLANO PARA REGIÃO METROPOLITANA.

 


Objetivo é fortalecer a periferia.

Aparecida Lira - 14/09/2011

Será lançado hoje pelo governador Antonio Anastásia, na cidade administrativa Presidente Tancredo Neves, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH), elaborado por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com colaboração de especialistas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias (PUC / Minas) e Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A proposta adianta o coordenador do PDDI, Roberto Monte-Mor, professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, “é a construção de uma cidade metropolitana”.
Neste sentido, o ponto central da proposta é o fortalecimento das periferias em detrimento da região central. “O que sugerimos é o fortalecimento do entorno”, resume Monte-Mor. Para começas, está sendo proposta a descentralização de serviços através de uma hierarquia que levaria a grande parte dos negócios para três centros distintos: um em Betim outro no Vetor Sul, entre Nova Lima e Itabirito, e um terceiro no Vetor Norte, na região entre Vespasiano e Pedro Leopoldo.
Além disso, serão criados sub-centros na região do Barreiro, em Contagem, na Cidade Administrativa, no Jardim Canadá (região sul) e outro em Caeté. A meta é atrair para estes locais hospitais, escolas, bancos, comércios e serviços em geral, evitando que as pessoas tenham que locomover até Belo Horizonte ou outras regiões para resolver seus problemas cotidianos.

Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário: