sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SAIBA MAIS SOBRE ITABIRITO E NOVA LIMA.


Click na imagem com o botão direito do mouse > Abrir na Nova Guia ou em uma Nova Janela, para acessar o site da prefeitura de Itabirito!!


Itabirito

As terras, onde hoje está à cidade de Itabirito, começaram a ser exploradas no final do século XVII, quando foi achado ouro nos córregos do Tripuí e Passa Dez. No local, bandeirantes criaram a mina de Cata Branca e foi em meados do século que o arraial começou a crescer. Itabirito possui estreita ligação com a mineração, sendo a siderurgia e a metalurgia, além da extração de minério de ferro, quartzito e caulim as principais atividades econômicas do local. O novo município é formado em 1923, com o território desmembrado de Ouro Preto, recebendo o nome de Itabirito por Von Eschewege, a um minério de ferro típico da região. Com 1852 metros de altitude, o Pico Itabirito constitui-se num dos lugares atrativos para os turistas. A Mina Cata Branca, soterrada em 1884, considerada uma das grandes reservas auríferas do País; o Balneário Água Limpa, com praias e cascatas artificiais, e a Água Quente, com suas águas termais alcalinas e magnesianas. A siderurgia e metalurgia, além da extração de minério de ferro, quartzito e caulim, são as principais atividades econômicas locais. Itabirito possui em média 40 mil habitantes e fica a 55 km da capital Belo Horizonte.
Mais informações no site oficial: http://www.itabirito.mg.gov.br/

Click na imagem com o botão direito do mouse > Abrir na Nova Guia ou em uma Nova Janela, para acessar o site da prefeitura de nova lima!!


Nova Lima

É um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua população estimada em 2010 é de 81.162 habitantes (Censo IBGE/2010).
Diversas minas ficam no município, incluindo as minas de Morro Velho, Mostardas, e Rio de Peixe. Diversos minerais são extraídos no município, incluindo ouro.
Nova Lima integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fato de fazer fronteira com o centro-sul do município de Belo Horizonte, região mais rica da capital, têm atraído moradores de alta renda para Nova Lima, os quais se instalam nos diversos condomínios fechados existentes na cidade.
Um estudo divulgado pela prefeitura do município de Itabira em 29 de abril de 2010, revelou que Nova Lima é a primeira cidade de Minas Gerais em qualidade de vida.


A história de Nova Lima remonta ao fim do século XVII, quando o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme chega em busca de ouro. A Igreja do Senhor do Bonfim, de 1720, atualmente tombada pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima, também marca o início da ocupação da região. Outros mineradores resolvem fixar-se na área, que em 1720 já possui um número considerável de habitantes.
A primeira denominação dada ao local foi a de Campos de Congonhas. Com a expansão das faisqueiras passou a ser conhecido por Congonhas das Minas de Ouro, abrigando população que trabalhava em diversas minas como Bela Fama, Cachaça, Vieira e Urubu.
Em 1748 o arraial é elevado à condição de freguesia, e em 1836 é criado o distrito, subordinado ao município de Sabará, com o nome de Congonhas de Sabará.
A presença da cultura britânica na região é explicada pela compra da Mina de Morro Velho pela Saint John del Rey Mining Company, em 1834. O Centro de Memória Morro Velho guarda fotos que registram a presença desses colonizadores.
A data de 5 de fevereiro de 1891 marca a emancipação do município, denominado então Villa Nova de Lima, em homenagem ao ilustre Antônio Augusto de Lima, historiador, poeta e político. Apenas em 1923 a cidade recebeu o nome que permanece até hoje: Nova Lima.
Em Nova Lima estão sediadas a Global Value Soluções empresa do grupo IBM, Fiat do Brasil, holding das empresas do Grupo Fiat, Casa Fiat de Cultura, Anglo-Gold Ashanti e a Fundação Torino (Escola Italiana).
Mais informações no site oficial: http://www.novalima.mg.gov.br/

4 comentários:

pedro disse...

Para Carlos, ouvi comentarios que a invasão estar acontecendo porque a construtoa alfa e outros proprietarios, não pagao os impostos a muitos anos e ele (invasores) querem pagar para ficar com o lote.

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Gostaria de saber se alguem tem mais noticias, digamos assim, atualizaçoes sobre invasoes, pois sou proprietario de alguns lotes no balneario, e gostaria de informaçoes.
Pois fiquei sabendo que a coca-cola esta fazendo uma fabrica no balneario...
Postem noticias,

obrigado

Anônimo disse...

Super fábrica, razão pela qual muita gente está invadindo para depois revender. A Coca-cola de certeza vai manisfestar interesse nesses lotes. Alem da fabrica que esta sendo construida tive noticias de que uma empresa comprou dezenas de lotes para fazer um condominio fechado dentro do Balneário. Os preços das terras ali vão valorizar muito e é claro que as invasões tambem. Estive la recentemente e vc se depara a cada metro com automoveis cheios de homens com rolos de arame e madeira para cercar os lotes que ainda nao estao cercado.O meu inclusive estava cercado por um tal Walmir que se diz topografo ...Cuidado com ele!

LOTEAMENTO ÁGUA LIMPA disse...

Olá, Anônimo IX
Você vai se acovardar? Se for, pelo menos ligue para o 181 de um telefone público e deixe a maior quantidade possível de informações. Você continuará anônimo.
Se não for, contate o e-mail do loteamento e juntos com outros proprietários e autoridades que não estejam comprometidas vamos reverter a situação.

ASSOCIAÇÃO DE PROPRIETÁRIOS DO BALNEÁRIO ÁGUA LIMPA