segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A SERRA DA MOEDA.


Click na imagem com o botão direito do mouse > Abrir na Nova Guia ou em uma Nova Janela, para acessar site do restaurante Topo do Mundo.



A Serra da Moeda estende-se por 70 quilômetros ao longo das cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto. Apesar disso, a serra é comumente associada à cidade de Moeda. Ela está localizada na Cordilheira do Espinhaço e possui mais de 1700 metros de altitude.

Pelo seu valor histórico e natural, a cidade foi tombada como patrimônio histórico natural de Minas Gerais e o mesmo é planejado para a Serra, que ainda é ameaçada por ocupações sem controle e ações de mineradoras.

A região já abrigou a primeira fábrica clandestina de dinheiro no Brasil, ainda nos tempos de colônia. Hoje, as riquezas da serra são o turismo de um lado e a mineração de outro.

A prática de esportes de aventura também é um dos seus principais atrativos. O vôo livre é o principal destaque, a ponto de atrair turistas de diversas partes de Minas Gerais, assim como de outros estados e países. A geografia do local oferece uma rampa natural que é utilizada principalmente para a decolagem de asas-deltas e parapentes. É na Serra da Moeda que é realizada a Copa Minas de vôo livre, um dos principais eventos da categoria no Brasil.

Um dos pontos bacanas da Serra é o restaurante Topo do Mundo, no qual você pode almoçar literalmente nas alturas.

NÃO PODEMOS PERMITIR ESSE TIPO DE SITUAÇÃO.




AGORA QUE JÁ CONHECEMOS UM POUCO SOBRE A BELEZA PECULIAR EM RELAÇÃO A SERRA DA MOEDA, VAMOS FAZER DE TUDO PARA QUE ESSAS PESSOAS DE MÁ INDOLE NÃO SE APROPIEM DA REGIÃO TORNANDO-A UM LUGAR PERIGOSO E DESVALORIZADO.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SAIBA MAIS SOBRE ITABIRITO E NOVA LIMA.


Click na imagem com o botão direito do mouse > Abrir na Nova Guia ou em uma Nova Janela, para acessar o site da prefeitura de Itabirito!!


Itabirito

As terras, onde hoje está à cidade de Itabirito, começaram a ser exploradas no final do século XVII, quando foi achado ouro nos córregos do Tripuí e Passa Dez. No local, bandeirantes criaram a mina de Cata Branca e foi em meados do século que o arraial começou a crescer. Itabirito possui estreita ligação com a mineração, sendo a siderurgia e a metalurgia, além da extração de minério de ferro, quartzito e caulim as principais atividades econômicas do local. O novo município é formado em 1923, com o território desmembrado de Ouro Preto, recebendo o nome de Itabirito por Von Eschewege, a um minério de ferro típico da região. Com 1852 metros de altitude, o Pico Itabirito constitui-se num dos lugares atrativos para os turistas. A Mina Cata Branca, soterrada em 1884, considerada uma das grandes reservas auríferas do País; o Balneário Água Limpa, com praias e cascatas artificiais, e a Água Quente, com suas águas termais alcalinas e magnesianas. A siderurgia e metalurgia, além da extração de minério de ferro, quartzito e caulim, são as principais atividades econômicas locais. Itabirito possui em média 40 mil habitantes e fica a 55 km da capital Belo Horizonte.
Mais informações no site oficial: http://www.itabirito.mg.gov.br/

Click na imagem com o botão direito do mouse > Abrir na Nova Guia ou em uma Nova Janela, para acessar o site da prefeitura de nova lima!!


Nova Lima

É um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua população estimada em 2010 é de 81.162 habitantes (Censo IBGE/2010).
Diversas minas ficam no município, incluindo as minas de Morro Velho, Mostardas, e Rio de Peixe. Diversos minerais são extraídos no município, incluindo ouro.
Nova Lima integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fato de fazer fronteira com o centro-sul do município de Belo Horizonte, região mais rica da capital, têm atraído moradores de alta renda para Nova Lima, os quais se instalam nos diversos condomínios fechados existentes na cidade.
Um estudo divulgado pela prefeitura do município de Itabira em 29 de abril de 2010, revelou que Nova Lima é a primeira cidade de Minas Gerais em qualidade de vida.


A história de Nova Lima remonta ao fim do século XVII, quando o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme chega em busca de ouro. A Igreja do Senhor do Bonfim, de 1720, atualmente tombada pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima, também marca o início da ocupação da região. Outros mineradores resolvem fixar-se na área, que em 1720 já possui um número considerável de habitantes.
A primeira denominação dada ao local foi a de Campos de Congonhas. Com a expansão das faisqueiras passou a ser conhecido por Congonhas das Minas de Ouro, abrigando população que trabalhava em diversas minas como Bela Fama, Cachaça, Vieira e Urubu.
Em 1748 o arraial é elevado à condição de freguesia, e em 1836 é criado o distrito, subordinado ao município de Sabará, com o nome de Congonhas de Sabará.
A presença da cultura britânica na região é explicada pela compra da Mina de Morro Velho pela Saint John del Rey Mining Company, em 1834. O Centro de Memória Morro Velho guarda fotos que registram a presença desses colonizadores.
A data de 5 de fevereiro de 1891 marca a emancipação do município, denominado então Villa Nova de Lima, em homenagem ao ilustre Antônio Augusto de Lima, historiador, poeta e político. Apenas em 1923 a cidade recebeu o nome que permanece até hoje: Nova Lima.
Em Nova Lima estão sediadas a Global Value Soluções empresa do grupo IBM, Fiat do Brasil, holding das empresas do Grupo Fiat, Casa Fiat de Cultura, Anglo-Gold Ashanti e a Fundação Torino (Escola Italiana).
Mais informações no site oficial: http://www.novalima.mg.gov.br/

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CRIAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO PARA COMBATER E INIBIR INVASÕES NO LOTEAMENTO.




O Balneário Água Limpa foi lançado em 1953, por Juscelino Kubitschek, na época governador de Minas Gerais para ajudar a financiar sua campanha à Presidência da República. Unidades foram vendidas no Brasil inteiro. Em Belo Horizonte, os lotes haviam sido comprados por integrantes de praticamente todas as famílias importantes da época. Muito longe, e sem urbanização, o bairro não decolou.

Décadas depois a realidade da grande BH mudou, e a valorização no setor sul da região metropolitana foi excepcional.

Com o passar do tempo e o loteamento praticamente ja todo comercializado, a falta de interesse dos proprietários com o seu patrimônio e o descaso das autoridades públicas, fez que a região se tornasse alvo de invasões praticadas por oportunistas, que atuam na ilegalidade. Hoje essa situação se tornou comum, e infelizmente não vemos mobilização nenhuma do governo nem dos proprietários.
Para se tomar posse de uma propiedade, é necessario seguir leis e normas, isso é um processo que é realizado junto aos cartórios, prefeitura e até por outras entidades.

Então para que possamos  inibir as invasões e promover a valorização da região da Serra da Moeda, criamos esse blog para que nós, junto aos proprietários, autoridades e você vamos nos unir para que tenhamos força para podermos JUNTOS reinvindicar nossos direitos e alcançar uma região valorizada, urbanizada, em que possamos investir ou morar com a segurança que nos é de direito.

Espero que vocês possam postar comentários, dar dicas, para chegarmos ao nosso objetivo.
Obrigada.



O Link abaixo é uma reportagem relacionada ao descaso na região do Balneário Água Limpa.
Dêem uma olhada, é bastante interessante.

http://jornalnovalimatimes.com.br/politica/677-agua-limpa-abandonado-pode-se-transformar-no-complexo-do-alemao.html